sexta-feira, 20 de julho de 2012

Conclusão


 Durante o período do 2° bimestre, foram abordados diversos temas relacionados à biotecnologia decorrentes aos estudos, leituras e debates em sala de aula e  por meio desse portfólio , tentei detalhar mais precisamente sobre cada tópico pertencente ao estudo em geral da biologia.

 Primeiramente ,  o estudo das síndromes  que ocorre por causa da trissomia cromossômica que consiste na presença de três (e não dois, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo, na qual resultam num número variável de deficiências à nascença  causando diversos sintomas que muitas vezes não tem cura. Cada síndrome é identificada através de uma trissomia, temos como exemplo: A Trissomia 21 (Síndrome de Down), Trissomia 18 (Síndrome de Edward), Trissomia 13 (Síndrome de Patau), Trissomia 8 Síndrome de Warkany) & também Trissomia relacionada com cromossomas sexuais: Trissomia X (Síndrome Triplo X) Síndrome de Klinefelter (XXY) & XYY. & tem também a Síndrome de Turner (desordem no número de cromossomas sexuais, mas não uma trissomia) .

 Outro tema abordado foi relacionado às doenças genéticas que são consideradas doenças puramente genéticas (de origem hereditária) além de serem mais numerosas do que se pensava são mais raras do que as enfermidades de origem infecciosa e degenerativas . Estão tradicionalmente associadas a “sindromes”, “trissomias” ou “monossomias”, no entanto estes termos não se devem generalizar já que este tipo de patologia pode ter origens diversas, desde uma mutação genica (alteração de uma parte de um cromossoma), à ausência de um dos pares (monossomia = 1) ou a existência de um cromossoma a mais (trissomia = 3). Foi explicado detalhadamente sobre as tais doenças genéticas:  Doença de Tay-Sachs, Adrenoleucodistrofia, anões ( Itabaianinha- SE. \ considerada a cidade dos anões ), Mal de Parkinson & mal de Alzheimer..  Hemofilia, Talassemia, Hipotiroidismo congênito, Galctosemia & a fenilcetonúria relatando os fatores que as  desencadeiam, os sintomas e identificando os possíveis tratamentos para a cura da tal doença .

 O teste do pezinho não podia faltar nesse portfolio, onde consta um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas  relacionadas a distúrbios do metabolismo e infecções que são realizadas pela analise de gotas de sangue do recém-nascido.
 Encerro aqui toda esse pesquisa onde  fez com que aprimorasse mais meus conhecimentos sobre todos esses temas abordados e por fim gostaria de agradecer à minha professora Leônia, por ter tido grande influência e por ter sido a real incentivadora.

Atenciosamente,
Rayanny Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário