quinta-feira, 19 de julho de 2012

Síndrome de Marfan


A síndrome de Marfan é uma doença do tecido conjuntivo, o tecido que fortalece as estruturas do corpo.As doenças do tecido conjuntivo afetam o sistema esquelético, o sistema cardiovascular, os olhos e a pele.Na maioria dos casos, a síndrome de Marfan é herdada, o que significa que ela passada de geração para geração. No entanto, até 30% dos casos não têm histórico familiar. Esses casos são chamados de "esporádicos". Nos casos esporádicos, acredita-se que a síndrome seja o resultado de um novo defeito genético espontâneo.

Causas


A síndrome de Marfan é causada por defeitos em um gene chamado fibrilina-1. A fibrilina-1 desempenha um papel importante como componente do tecido elástico.O defeito genético também causa crescimento excessivo dos ossos longos do corpo. Isso explica a altura elevada e os braços e pernas longos vistos em pessoas com essa síndrome. Não se sabe bem como esse super crescimento acontece.

O aumento do crescimento longitudinal das costelas produz deformidades no
tórax anterior: depressão (pectus escavatum) ou protrusão (pectus carinatum) doesterno. 


fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-marfan

Um comentário:

  1. Boa noite!

    Meu filho tem sindrome de marfan, o nome dele Kevin Gusmão Ferreira tem 15 anos esta sentindo passando por algumas reações atualmente esta afetando o olho direito que dislatou a retina, fazendo assim a perdar dos unico 10% da visão, isso aconteceu dia 12 de junho 2013, apesar da ciencia que temos sobre a reação do sindrome, mesmo assim esta sendo um impacto, pois nós não estamos preparados, isso estavel...estamos pedindo auxilio e orientação, pois não sabemos como conduzir e agir nessa situação, pedimos ajuda e orientação...

    ResponderExcluir